segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pequeno Príncipe

Hoje uma super dica!

No  findí conferi a Exposição Pequeno Príncipe, no Iguatemi, em homenagem ao aniversário do autor, Antonie de Saint-Exupery. 

O Pequeno Príncipe 'e o terceiro livro mais vendido no mundo, e foi escrito em 1943. Muitos j'a ouviram falar do Pequeno Príncipe, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de ler este precioso livro. Eu que tenho uma paixão pelo Principezinho posso dizer que cada vez que leres o livro, aprenderas algo novo e marcante. Para quem sabe da historia o Pequeno Principe  foi fundamental no meu relacionamento. Minha parte favorita e o dialogo com a Raposa.

"...Mas a raposa voltou à sua idéia.

- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo…

A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:

- Por favor… cativa-me! disse ela.

- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.

- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!

- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.

- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto…

No dia seguinte o principezinho voltou.

- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração… É preciso ritos."

A exposicão fica no Iguatemi ate dia 28 de Julho das 10h as 22h na Praça Erico Verissimo. Uma exposição interativa que podes seguir o caminho das estrelas e descobrir as aventuras do Pequeno Príncipe, participar da revoada de pássaros e desenhar o carneiro para o Principezinho. 
Veja mais em: http://iguatemiportoalegre.com.br/pequenoprincipe/


Aproveita hoje e sai da rotina, da um pulinho ali e confere...Talvez assim te catives pela historia e descubra todas as licoes desse pequeno ser. Uma exposição para crianças de todas as idades e não tem como não se sentir parte deste lindo conto.


Aaaaah, na linha Pequeno Príncipe também tem o filme: The Little Prince, lançado seu filme em 1974.

O filme e bem original ao livro e uma otima opção para quem não gosta de ler.



Uma maravilhosa semana!

Ps: Sorry pelo portugues, mas estou com problemas de acentuacao no teclado. ;) 



Nenhum comentário: