segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Problemas de Comunicação

Novamente uma sumida básica. Sorry, mas já declarei que meus dias deveriam ter mais horas e meu corpo e mente necessitar de menos horas de sono. O tempo voa e a gente não dá conta. Ainda chego a ter uma casa no campo, esquecer do relógio e viver pela posição do sol com um chima na mão. Delícia!

Mas até lá precisamos trabalhar, trabalhar, estudar, ter casa, marido, cachorro, família, problemas e soluções, aniversários, e perder tempo com coisas a mais... A semana foi super puxada, mas de boas conquistas. Graças ao meu bom Papai do Céu! 

Vamos ao que interessa hoje. 

Estou cá, alguns dias, a refletir, pensar, analisar, ler e avaliar o que, como, onde e porque escrever meu trabalho final da pós graduação. Não, não bastava a temível monografia da graduação, tenho pela frente uma monografia de pós, viu quer estudar mais e mais...dá nisso! 

Ai eu vou falar de comunicação, como é complicado a gente se comunicar... E digo isso em todos os sentidos, seja no trabalho, na escola, com a família ou aquele amigo de tempos e até mesmo com o grande amor da nossa vida. Muitas vezes não conseguimos  expressar realmente o que pensamos e queremos. E como consequência disso, tem momentos que um fala A e outro fala X tamanha é a distância, ou em processo de marketing, tamanho é o ruído.

E o que é o tal ruído?!? Ruídos podemos entender como o que atrapalha a comunicação entre as pessoas, as empresas, ou os interlocutores. O ruído pode ser o interesse de cada um, ou a falta deste, pode ser a distância, ou a diversidade de vivências. Por exemplo, um avô com seu neto, enquanto o neto fala de redes sociais e super games o avô fala de pião. Alguém lembra disso???

E quando dizemos a mesma coisa com palavras diferentes?!? Certo que já tiveste um momento assim! 



Sabe o que vejo e sinto, que é preciso ouvir muito mais do que falar. Ouça atentamento o seu interlocutor. Pense, reflita o que esta sendo dito e só depois replique ou triplique. Nunca se teve tantos contatos e relacionamentos virtuais e nunca se teve tão pouco relacionamento ao vivo. A tecnologia facilita tantas coisas, mas não substitui o olho no olho.

Sigo com meu problema de comunicação, que no momento não é com pessoas e sim entre o word e eu. Preciso escrever e não sei por onde começar. Comece pelo começo! Grande retundância. Sim, tenho tema, problema e objetivos, como justifico tudo isso? Aaaah, bom mesmo era ter o mestre da academia te dando altas dicas. 

Talvez comece falando do Problema em comunicar o turismo. Tem tanta coisa para falar. Vou me entender com as letras e espero que resolva o ruído que gera o problema de comunicação! 

Voltaremos....











Nenhum comentário: